Área reservada aos pais e Encarregados de Educação
Siga-nos!
  • Facebook Black Round

> oferecer e manter uma equipa técnico-pedagógica com perfil e vocação, com capacidade para refletir e avaliar a sua ação educativa de forma a que, a “passagem” das crianças pelo DPV, seja o ponto de partida para um percurso de sucesso em Educação.

 

> criar um ambiente educativo, de estimulação, o qual favoreça a formação e o desenvolvimento equilibrado e harmonioso da Criança, de modo a poder proporcionar aprendizagens significativas e diferenciadas, partindo do que a criança é e do que sabe, em condições de bem-estar e segurança é o nosso grande objectivo… Mas sobretudo, que as nossas crianças cresçam felizes!!!

O Jardim de Infância D. Pedro V é um espaço educativo pensado e organizado em função da Criança e adequado às atividades que nele se desenvolvem e promovem.

 

As crianças que frequentam a nossa instituição têm oportunidade de usufruir de momentos únicos e privilegiados, de se envolverem com outras crianças e adultos, de se enriquecerem com essas relações e de adquirirem novas experiências sociais e culturais que vão contribuindo para o seu desenvolvimento físico, intelectual e afetivo.

Em conjunto com cada família, propomo-nos funcionar de forma a constituir um elo de ligação entre a Criança e os diversos vectores que condicionam e que promovem o seu crescimento, minimizando as diferenças entre o meio familiar e o Jardim de Infância, proporcionando assim, novas oportunidades de experimentação que contribuem para a sua realização plena como ser humano.

 

Ao nível físico, oferecemos e mantemos boas condições físicas, de alimentação e higiene, de segurança e saúde.

 

Ao nível pedagógico e tendo em conta a Lei de Bases do Sistema Educativo, a Lei Quadro da Educação Pré-Escolar, o Manual de Qualidade da Creche e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, o J. I. D. Pedro V preza-se por:

A partir dos 4 meses !
 
A partir dos 4 meses !

O Comboio é a nossa instalação mais antiga (em funcionamento), situada na freguesia da Verderena. No equipamento “O Comboio” temos salas de Creche e de Pré-Escolar totalmente equipadas. Desde brinquedos até materiais didáticos, passando pela utilização de piso e de utensílios adequados, a nossa preocupação é proporcionar um bom ambiente para que as crianças cresçam em harmonia.

 

Um dos nossos recursos mais valiosos são os funcionários que diariamente se dedicam ao seu trabalho, e prova disso é o carinho com que sempre tratam as crianças. Temos mais de 50 pessoas a manter o “comboio nos carris”, desde as equipas Pedagógicas, formadas por educadoras e auxiliares de educação, até às cozinheiras e auxiliares de cozinha, passando pelas pessoas que mantêm tudo limpinho todos os dias, não esquecendo o pessoal administrativo da Secretaria.

 

O Comboio conta também com zonas verdes e um recreio com brinquedos certificados e flexipiso. As instalações estão cuidadas e são seguras, existindo também pessoas afetas a esta manutenção.

 

Não menos importante são os motoristas profissionais que diariamente, e em segurança, transportam as crianças entre as suas casas e as nossas instalações.

Mais do que palavras, uma visita através das imagens mostrará a “nossa casa”.

 

Objetivos na resposta social de Creche

 

Respeitar o ritmo individual de cada bebé e criança;

 

Criar um ambiente físico que seja afetivo, calmo e seguro, o qual permita e estimule uma aprendizagem ativa por parte da criança;

 

Promover a socialização através de diferentes situações educativas, experiências e descobertas diferenciadas e significativas;

 

Apresentar rotinas securizantes, organizadas e flexíveis;

 

Desenvolver em parceria com a Família, uma partilha de cuidados e responsabilidades no decorrer do seu desenvolvimento;

 

Proceder ao despiste precoce de qualquer inadaptação/ necessidade educativa especial e proceder ao seu encaminhamento;

Objetivos na resposta social de Pré-Escolar

 

Respeitar a criança como um ser individual, com os seus gostos e interesses, apoiá-la, escutá-la e valorizá-la;

 

Permitir que a criança desenvolva capacidades para trabalhar em grupos de idades heterogéneas, promovendo a cooperação, desenvolvendo relações de autonomia, respeito, confiança, sentido de responsabilidade, aplicando regras de vida em grupo, auto-disciplina e sentir que pertence;

Despertar na criança, a vontade e o desejo de aprender;

 

Permitir que a criança “aprenda a aprender”, realizando escolhas de acordo com os seus interesses;

 

Contribuir para uma estabilidade afetiva, estimulando as capacidades das crianças, favorecendo o seu desenvolvimento, criando condições de aprendizagem diferenciadas e significativas para a vida;

 

Proporcionar um desenvolvimento integral da Criança de acordo com as diferentes Áreas de Conteúdo referenciadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;

 

Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;

 

Proceder ao despiste precoce de qualquer inadaptação/ necessidade educativa especial e proceder ao seu encaminhamento;

 

 

CATL

 

A Colmeia situa-se no coração da freguesia do Barreiro, sede de Concelho. Trata-se de uma vivenda antiga, do tipo palacete, com o interior remodelado de forma a estar adaptado à utilização pelas crianças.

 

Actualmente está totalmente dedicada ao CATL, ou seja, a crianças que frequentam o 1º e 2º ciclos do ensino básico. A divisão por salas, os pequenos espaços  para atividades de atelier pontuais, o recreio no exterior e o ginásio fazem as delícias das crianças nos seus tempos livres.

 

Com uma equipa mais pequena que a do Comboio, é constituída técnicas e auxiliares de CATL, professoras do ensino básico, cozinheiras e auxiliares de cozinha e pessoal administrativo. Pela sua localização central, os acessos às escolas que servimos ficam facilitados, bem como a locais onde as crianças praticam outras actividades, como a natação.

 

Apesar de antigas, estas instalações são frequentemente alvo de cuidados de manutenção e de melhoramentos que visam manter a segurança, a funcionalidade e um ambiente alegre e convidativo.

 

Objetivos na resposta social de CATL

 

É um espaço vocacionado para crianças com idades entendidas entre os 6 e os 12 anos (1º e 2º Ciclo). Esta área de intervenção pedagógica complementa a realização dos trabalhos escolares com actividades estabelecidas, previstas e calendarizadas, de cariz lúdico. Estas actividades são muito importantes numa perspectiva da formação global da criança, no sentido em que permitem o seu desenvolvimento como um ser global, tendo como objectivo último um crescimento cognitivo, físico e emocional, saudável e equilibrado. Para além do acompanhamento das tarefas escolares e do desenvolvimento de actividades extra-escolares, o CATL assegura o transporte das crianças nos trajectos entre a casa, a escola e o CATL, assim como o serviço de refeições (almoço e lanches), dando deste modo resposta à componente de apoio à família.

 
Informação legal:

 

Através da Lei n.º 144/2015, publicada em 8 de Setembro, foi transposta para a Ordem Jurídica Portuguesa a Diretiva 2013/11/EU, do Parlamento Europeu e do Conselho, datada de 21/05/2013, sobre a resolução alternativa de litígios de consumo.

 

Esta nova legislação visa melhorar a divulgação dos meios de resolução alternativa de litígios junto dos consumidores, proporcionar respostas mais céleres, mais económicas e mais próximas dos cidadãos quando ocorram situações de conflitos de consumo e ajudar ao descongestionamento dos tribunais comuns.

 

O citado diploma legal cria uma rede de arbitragem de consumo e atribui à DireçãoGeral do Consumidor a competência para organizar a inscrição e a divulgação de uma lista de entidades de resolução alternativa de litígios, abreviadamente designadas por Entidades RAL. 

 

São criados procedimentos a que os consumidores podem recorrer para procurar uma solução extrajudicial (fora dos tribunais comuns) simples, rápida e com custos reduzidos, para resolver conflitos com fornecedores de bens ou prestadores de serviços. Inclui a mediação, a conciliação e a arbitragem.

 

Assim, nos termos e para os efeitos previstos pelo Art. 18º da citada Lei nº 144/2015, informamos que, com vista à resolução de litígios de consumo, o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo.

 

Encontra-se disponível a seguinte Entidade RAL: 

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (Morada: Rua dos Douradores, nº 116 - 2º, 1100-207 Lisboa; Telefone: 218807030; sítio da Internet http://www.centroarbitragemlisboa.pt/).

 

Para mais informações deverá consultar o Portal do Consumidor em www.consumidor.pt